17.5.11

Governo antecipa


integração da Estação Pinheiros com a CPTM para 2 de junho

Na inauguração da estação da cratera, abertura das paradas Luz e República também foi adiantada

16 de maio de 2011 | 12h 27
  • Marília Lopes - Estadão.com.br
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta segunda-feira, 16, durante a inauguração da Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela do Metrô, que a integração com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será antecipada para o dia 2 de junho.
Filipe Araújo/AE
Filipe Araújo/AE
Kassab e Alckmin na inauguração da Estação Pinheiros
Enquanto a integração não é feita, os usuários precisarão pagar duas passagens para utilizar os trens da CPTM e o metrô. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, não é viável dar um bilhete aos passageiros que precisam fazer da integração já que a região não é muito segura para andar a pé. "Resolvemos adiantar em um mês a integração entre as estações", disse.
A abertura de mais duas estações da Linha Amarela, República e Luz, também será adiantada. Antes previstas para dezembro deste ano, as novas paradas deverão ser inauguradas em outubro, segundo Fernandes. "As duas estações serão entregues à população juntas, a inauguração será no mesmo dia ou na mesma semana", afirmou.
Atualmente, o funcionamento da Estação Pinheiros é o mesmo que o do restante da Linha 4: das 4h40 às 15 horas. Após a integração entre trem e metrô, o funcionamento deve ser estendido em todo o ramal até a meia-noite. "É provável que uma semana após a integração das estações, nós consigamos estender o horário", disse o secretário.
Usuários. A Linha 4-Amarela, cujas estações Paulista, Faria Lima e Butantã já estão em funcionamento, recebe cerca de 40 mil usuários por dia. Após a integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM a estimativa do governo é que a linha passe a receber 240 mil usuários por dia. "Teremos a região de Osasco e a região oeste de São Paulo integradas com o trem e o metrô", disse Alckmin. Depois da inauguração das estações República e Luz deve ter mais de 700 mil usuários por dia.
Instalação. A Estação Pinheiros fica a 31,25 metros abaixo do nível da rua, o equivalente a um prédio de dez andares. O local tem um bicicletário para os usuários que pretendem pegar o Metrô e deixar a bicicleta na estação. "É a linha mais moderna, com trens novos, ar-condicionado, câmeras de vídeo. Não tem nem maquinista, é operada por sistema, que é o que há de mais moderno no mundo", afirmou Alckmin.
Entretanto, a estação ainda não tem banheiros públicos. Os banheiros inicialmente construídos para os funcionários foram liberados para uso da população. Alckmin afirmou que não há obrigatoriedade de ter banheiros nas estações. "As estações do Metrô nunca tiveram banheiros, as novas passarão a ter", disse o governador.
O secretário disse que as estações passam por adaptações para instalação de banheiros. "Essa estação já estava em acabamento e não deu pra fazer banheiro aqui", explica.

Transporte
Estação Pinheiros do Metrô

A estacão Pinheiros, da Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo, foi inaugurada entre a rua Capri e a marginal Pinheiros. A nova estação faz integração com a Linha 9 - Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). No local, em janeiro de 2007, houve um desabamento no canteiro de obras que abriu uma cratera e provocou a morte de sete pessoas.
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Estacão Pinheiros, da Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo

Estação Pinheiros do metrô é inaugurada em São Paulo

Da Redação

cidades@eband.com.br

O governo de São Paulo inaugurou, nesta segunda-feira, a estação Pinheiros do metrô, a quarta da Linha 4-Amarela. Nessa primeira fase, a estação deve funcionar das 4h40 às 15 horas, mesmo horário das estações Paulista, Butantã e Faria Lima.

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Linha Amarela deve passar a operar em horário integral (das 4h até 0h15) a partir do segundo semestre. Com a mudança, o número de usuários deve saltar dos atuais 29 mil para 240 mil passageiros/dia.

Até o final de junho, será oferecida uma integração provisória entre a estação Pinheiros e a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Como a estrutura que liga os dois sistemas ainda não está pronta,  os usuários terão de retirar um tíquete ao sair do metrô para poderem acessar gratuitamente a rede de trens da CPTM.

Acidente
A estação Pinheiros ganhou notoriedade em todo o país com o acidente ocorrido em 2007, quando uma cratera gigante no canteiro de obras engoliu veículos e provocou a morte de sete pessoas, na maior tragédia da história do metrô paulistano.

Estação Pinheiros do metrô de São Paulo começa a funcionar




A conclusão das obras de instalação da passarela sobre a marginal Pinheiros que vai ligar as duas linhas está prevista para este semestre. O horário de funcionamento de toda a linha 4 do metrô é das 4h40 às 15h.
A passarela que vai permitir a interligação entre o metrô e a linha 9-esmeralda da CPTM ainda não será inaugurada hoje. A previsão é que a obra só fique pronta no mês que vem, o que deve triplicar o número de usuários da linha 4-amarela -passará para 240 mil pessoas por dia. A estação não contará com bicicletário e integração com o terminal de ônibus local, ainda em obras.


A estação Pinheiros, da linha 4-amarela do metrô de São Paulo, entrou em operação às 4h40 desta segunda-feira. A estação fica localizada na marginal Pinheiros e faz integração com a linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ela fica na rua Capri, zona oeste da cidade.
Rubens Cavallari-14.abr.2011/Folhapress
Estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, que estará já está aberta ao público; moradores aprovam
Estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, que estará já está aberta ao público; moradores aprovam
A partir da integração com a linha 9-esmeralda da CPTM, o funcionamento passará a ser das 4h40 à meia-noite, promete a companhia.
A linha 4, a primeira em São Paulo operada pela iniciativa privada (pelo grupo ViaQuatro), acumula atrasos. Ela, que consta dos planos do Metrô há quatro décadas, foi prometida nos anos 90.
Foi durante a construção da estação Pinheiros que houve o desabamento do canteiro de obras, provocando a morte de sete pessoas em janeiro de 2007 e abrindo uma cratera no local.
O contrato das obras foi firmado só no último mandato de Alckmin, para ser concluída até 2008. Em seguida, sua primeira fase foi empurrada para 2009 e 2010.
Quando for entregue, terá 12,8 km e seis estações. A segunda fase, prometida agora para até 2014, prevê mais cinco pontos de parada.
Editoria de Arte/Folhapress