9.3.12

Mídia impressa x online

Mídia impressa x online: integração possível no mercado imobiliário

Mesmo com o crescimento da publicidade online, a mídia impressa ainda gera impacto. Criatividade nas ações é fundamental para obter bons resultados.

É notório o crescimento da publicidade online no mercado imobiliário. Pesquisa realizada pelo MarketingImob, em agosto de 2011, afirma que 42% dos corretores de imóveis anunciam em portais imobiliários e 51% utilizam as redes sociais para divulgar imóveis. Estará o futuro da mídia impressa ameaçado? Em vez de serem concorrentes, estes canais podem se complementar nas estratégias de comunicação das empresas. Esta é a opinião de Diogo Horn, diretor da ImovelClass, empresa patrocinadora local do Corretor Global edição Porto Alegre, que ocorrerá no dia 21 de março, no Centro de Eventos AMRIGS.
“Cada tipo de mídia um tem um perfil de público específico e passa a mesma mensagem em diferentes situações e momentos. Se bem trabalhados, dá para ter um aumento de Lead muito significativo para os anunciantes, e consequentemente, uma tomada de decisão mais rápida por parte do cliente final na compra do imóvel”, afirma o Diretor.
Crescimento das revistas impressas
Mesmo com todos os atrativos que a publicidade online pode oferecer, o mercado imobiliário ainda possui uma cultura mais conservadora na hora de anunciar. Para Horn, o impacto gerado por uma publicidade impressa é muito decisivo ao despertar interesse para comprar um imóvel e nesse caso, as revistas vem se destacando.
“A comercialização de publicidades segmentadas em revista vem crescendo. É uma mídia perene em função das matérias editoriais que agregam valor, a qualidade do papel e impressão. Revistas sempre serão procuradas em situações como fila de espera em consultórios médicos, restaurantes, academias de ginástica, locadoras de vídeos ou cafés,” explica.
Integração aliada à criatividade
Hoje, sabe-se que os veículos impressos tradicionais são grande divulgadores de sites e hotsites de novos empreendimentos. Este fator, aliado à criatividade das agências na hora de empregar as ações, gera ótimos resultados para o cliente final.
“Percebemos um crescimento  no número de acessos de revistas que possuem versões online, assim como o uso de aplicativos para leitura em plataforma Android e Apple. Isso faz com que as revistas sejam lidas por mais pessoas, em qualquer lugar do mundo, sem que os editores precisem aumentar sua tiragem impressa”, pontua Horn.
Postado por: Redimob  |  08/03/2012 08:55:45 
O que são leads e porque se fala tanto deles no marketing digital
No marketing digital se fala muito da “geração da leads”, estratégia adotada por empresas do ramo digital. Mas afinal do que consiste um 
lead? Para simplificar, um lead é uma forma de qualificação de um contato.
Segundo alguns especialistas da Hubspot,  uma empresa especializada em geração de leads, o lead consiste em um usuário que adquiriu algo gratuito em troca de suas informações, como o caso deles, onde os usuários deixam diversas informações para baixarem um ebook, whitepaper, etc. Para Hubspot, a geração de lead é o resultado de uma landing page bem criada. Ou seja, se você atrair um usuário para uma página e nela você convencer de que ele precisa entrar em contato com você, já é um bom caminho andado para aquela pessoa se tornar um consumidor.
Apesar desta definição, muitas empresas pregam que o lead nada mais é do que um contato qualificado, ou seja, uma pessoa que entra em contato com você através de algum meio e esta interessada em algum produto/serviço. Alguns chamariam isto de “lead qualificado“, enquanto outros chamam apenas de “lead“. Estas questões mais específicas sobre a definição do termo eu prefiro não tratar neste momento, pois vai depender da linha bibliográfica que você vai seguir, ou seja, em quem você vai efetivamente ‘acreditar’.
lead prospect customer funil de vendas O que são leads e porque se fala tanto deles no marketing digital
O lead está no topo do funil de vendas.
Uma coisa que a grande maioria tem em mente é definir o que não é lead. Muitos definem que apenas o ato de entrar em contato com a empresa não se caracteriza como um lead, pois nem sempre a pessoa está realmente interessada em serviço ou produto, talvez procure apenas por informações. Segundo a Hubspot, se você tem apenas o email da pessoa, você tem um contato, não um lead; o próximo passo é transformar este contato em lead. Se uma pessoa entrou em contato com você para obter informações diversas, você pode trabalhar para que ela se torne um consumidor.

E porque as empresas estão oferecendo “geração de leads”? 
Diversas empresas no exterior e algumas dentro do Brasil estão começando a usar com mais frequência a venda de leads como um negócio, ou seja, você não está contratando a empresa para fazer algo para você, você está contratando ela para que esta lhe passe 
leads. Ao invés de pagar por uma empresa que lhe ajude atrair clientes, você paga diretamente pelos clientes que vai receber. Em muitos casos é vantagem para a empresa e para o fornecedor. Por que? Justamente porque isto obriga o fornecedor a prestar um bom serviço, usando todo o seu conhecimento em marketing digital para conseguir gerar leads qualificados, ou contatos que o cliente sinta que está pagando um valor justo.
Na grande maioria das vezes o valor é pago em pacote ou individual, ou seja, você compra 100 leads por um valor X e/ou paga por cada lead gerado. O valor por lead é relativo ao mercado, técnicas utilizadas, qualificação do mesmo, etc. O custo desta brincadeira pode começar em R$10 ou R$20 e não tem limite para chegar.
Na lógica é bem simples. Se você vai pagar R$100 para conseguir o contato de uma pessoa que vai lhe render um lucro de R$110, você ainda está na vantagem. É uma lógica semelhante a de comissões por venda.
E você, já trabalha com leads ou já pensou em implementar algo assim no seu trabalho?


Dennis Altermann
Postado terça-feira, às 14:00
6 de março de 2012